Curiosidades

Qual a diferença entre Aroma e Fragrância?

Os aromas, também conhecidos como cheiros e sabores, fazem parte do nosso cotidiano.. De onde eles vêm? Onde surgiram? Qual a diferença entre aromas e fragrâncias?

Muitas vezes as palavras, os sentidos e os significados de aromas e fragrâncias são trocados e misturados. Para ambos utilizamos a identidade e a sensibilidade do sentido olfativo o mais enigmático dos cinco sentidos, pelo qual podemos reconhecer e recordar cerca de 10 mil odores diferentes.

O aroma está associado ao gosto (sensação reconhecida pelo paladar), ao odor (sensação reconhecida pelo olfato) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória). São poucos os alimentos que permitem uma distinção clara entre odor e sabor. Além disso, é possível identificar as substâncias responsáveis pelos elementos particulares do aroma.

Os aromas despertam a memória olfativa, que são lembranças de momentos, lugares e momentos, como por exemplo a infância.
Fragrância: o cheiro

A fragrância é desenhada com base na pirâmide olfativa, organizada pelas notas da composição, respeitando as matérias primas mais ou menos voláteis.Para que a fragrância seja um sucesso, as etapas a serem seguidas são: pesquisa de mercado no setor de fragrâncias, avaliações de tendências mundiais, perfil de consumidor e entendimento dos hábitos do público alvo.


PORTANTO:

Aroma: substância ou mistura de substâncias odoríferas capazes de ativar nosso olfato e paladar.
Fragrância: “o cheiro”, é criada com base nas características a quem irá se destinar e qual produto irá perfumar, desenhada com base na pirâmide olfativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *